Dramaturgia Colaborativa - quatro cabeças pensam melhor que uma

Textos Originais
Escrever a várias mãos é acreditar em sinergia. É acreditar que, juntos, nosso resultado será melhor que a soma dos trabalhos individuais. É ter certeza de poder ser ajudado na própria criação e poder ajudar na criação do outro. Um contribui mais na linguagem, outro no humor, outro no ritmo, outro nas imagens poéticas e a obra vai sendo gestada. O que agrada a todos, fica. Tudo o mais, vale como processo. Então texto é finalizado na mão de um só – o dramaturgista.
Texto pronto. Mãos à obra.
Leonardo da Vinci
Texto Sílen de Castro
Músicas Abigail Wimer
Colaboração Alcione Alves e Ilíada de Castro
Francisco
Texto Alcione Alves
Músicas Abigail Wimer
Colaboração Sílen de Castro e Ilíada de Castro

Adaptações de Textos Literários
Transformar literatura em teatro musical é um grande desafio, mesmo que executado a várias mãos. Na literatura é a palavra que reina única e absoluta. É ela que transmite a história. No teatro, a palavra é um dos componentes do espetáculo.
Do texto literário original, parte se transforma em diálogo e parte é apresentado em forma de rubrica de música, interpretação, cenário, figurino...
No teatro ainda precisamos da ação concentrada porque o espetáculo tem limites de tempo e espaço. Assim, a música nos ajuda pelo seu poder de síntese.
Nas adaptações das obras literárias que realizamos, o processo da dramaturgia colaborativa é menos intenso porque já partimos de uma obra de arte completa.
Em nossas cinco experiências, o trabalho do dramaturgista foi muito mais intenso. No caso dos contos de Andersen, o texto exigiu novos elementos para que pudesse se ampliar e se transformar em espetáculo e, novamente, a música também aparece como um excelente recurso.
Somente um texto dito pelos personagens e acompanhados por espectadores é que caracteriza o teatro como arte viva. E somente com a aprovação da plateia é que sabemos se o texto deu certo. E, felizmente, tem dado.
Conto de Natal - Charles Dickens
Versões Abigail Wimer
Músicas Sílen de Castro
Colaboração Alcione ALves e Ilíada de Castro
O Imperador e o Rouxinol - Andersen
Texto Alcione Alves
Músicas Abigail Wimer e Helena de Castro
Colaboração Alcione Alves e Ilíada de Castro
O Patinho Feio - Andersen
Texto Ilíada de Castro
Músicas Sílen de Castro
Colaboração Abigail Wímer e Alcione Alves
O Príncipe e o Mendigo - Mark Twain
Texto Sílen de Castro
Músicas Abigail Wimer
Colaboração Alcione Alves e Ilíada de Castro
A Moreninha - Joaquim Manoel de Macedo
Texto e Música Sílen de Castro
Colaboração Abigail Wímer, Alcione Alves e Ilíada de Castro