Dramaturgia Colaborativa - quatro cabeças pensam melhor que uma

 

Textos Originais

Escrever a várias mãos é acreditar em sinergia. É acreditar que, juntos, nosso resultado será melhor que a soma dos trabalhos individuais. É ter certeza de poder ser ajudado na própria criação e poder ajudar na criação do outro. Um contribui mais na linguagem, outro no humor, outro no ritmo, outro nas imagens poéticas e a obra vai sendo gestada. O que agrada a todos, fica. Tudo o mais, vale como processo. Então texto é finalizado na mão de um só – o dramaturgista.  

 

Texto pronto. Mãos à obra.

 

Leonardo da Vinci

Texto Sílen de Castro

Músicas Abigail Wimer

Colaboração Alcione Alves e Ilíada de Castro

 

Francisco

Texto Alcione Alves

Músicas Abigail Wimer

Colaboração Sílen de Castro e Ilíada de Castro

 

Adaptações de Textos Literários

Transformar literatura em teatro musical é um grande desafio, mesmo que executado a várias mãos. Na literatura é a palavra que reina única e absoluta. É ela que transmite a história. No teatro, a palavra é um dos componentes do espetáculo.

 

Do texto literário original, parte se transforma em diálogo e parte é apresentado em forma de rubrica de música, interpretação, cenário, figurino...

 

No teatro ainda precisamos da ação concentrada porque o espetáculo tem limites de tempo e espaço. Assim, a música nos ajuda pelo seu poder de síntese.

 

Nas adaptações das obras literárias que realizamos, o processo da dramaturgia colaborativa é menos intenso porque já partimos de uma obra de arte completa. 

 

Em nossas cinco experiências, o trabalho do dramaturgista foi muito mais intenso. No caso dos contos de Andersen, o texto exigiu novos elementos para que pudesse se ampliar e se transformar em espetáculo e, novamente, a música também aparece como um excelente recurso.

 

Somente um texto dito pelos personagens e acompanhados por espectadores é que caracteriza o teatro como arte viva. E somente com a aprovação da plateia é que sabemos se o texto deu certo. E, felizmente, tem dado.

 

Conto de Natal - Charles Dickens

Versões Abigail Wimer

Músicas Sílen de Castro

Colaboração Alcione ALves e Ilíada de Castro

 

O Imperador e o Rouxinol - Andersen

Texto Alcione Alves

Músicas Abigail Wimer e Helena de Castro

Colaboração Alcione Alves e Ilíada de Castro

 

O Patinho Feio - Andersen

Texto Ilíada de Castro

Músicas Sílen de Castro

Colaboração Abigail Wímer e Alcione Alves

 

O Príncipe e o Mendigo - Mark Twain

Texto Sílen de Castro

Músicas Abigail Wimer

Colaboração Alcione Alves e Ilíada de Castro

 

A Moreninha - Joaquim Manoel de Macedo

Texto e Música Sílen de Castro

Colaboração Abigail Wímer, Alcione Alves e Ilíada de Castro