Portfólio

O projeto Atauara é a produção mais recente da Imagem Essencial voltada para o público infantil. Este projeto se iniciou em 2015 do encontro entre artistas e educadores. Já resultou em sete curtas-metragens inéditos para crianças e duas as animações: A Vida é Tão Boa e Polén, Pólen, participando em 2016 da 16ª MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa - e da 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. As produções estão disponíveis clicando aqui.

 

Outra produção de destaque audiovisual foi o documentário Fazedor de Montanhas (2008), com direção de Juan Figueroa, que aborda o debate sobre a questão do lixo na nossa sociedade, ganhador do Prêmio Especial do Júri – Cinestrat Film Festival (Espanha) e Seleção Oficial dos festivais: Festival Globians Docs (Berlim); Festival de las Artes Castilla y León(Espanha); Spiel 09 Austria Festival em Andorf (Áustria); 32a Mostra Internacional de Cinema deSão Paulo e XXXV Jornada Internacional de Cinema da Bahia.

Entre a produção audiovisual destaca-se, o documentário AIDS 30 ANOS - direção e roteiro de Alcione Alves - que traz depoimentos da 16ª Conferência Internacional sobre Aids, em Washington/EUA, e diferentes respostas internacionais que ajudaram a enfrentar o preconceito e a discriminação com atitudes que transformaram bairros, cidades e países. Estreou em 2012 no CineSesc São Paulo.


Nas artes cênicas, a Imagem Essencial produziu o espetáculo Depois Daquela Viagem, inspirado no romance autobiográfico de Valéria Piassa Pollizi, adaptado pelo crítico teatral e dramaturgo Dib Carneiro Neto e encenado pela Cia Encontro em Cena. Estreou em 2011 no Sesc Consolação; circulou por diversas cidades através do projeto de Circulação de Espetáculos Teatrais do SESI em 2013; integrou atividades relacionadas a AIDS dentro de Sesc’s, museus e teatros. Em 2019 foi contemplado com o Prêmio Zé Renato e realizou a remontagem e temporada de Depois Daquela Viagem, com cenas atualizadas, novo figurino, elenco e nova trilha sonora original. Participou do Festival Primavera da Infância e Juventude da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e da Mostra Contato do Sesc, na unidade Belenzinho.


A música é um dos pilares das produções da Imagem Essencial, desde a criação de trilhas dos espetáculos a canções, arranjos e composições instrumentais. Destaca-se a produção do CD Tarauata, Água que Voa, com músicas inéditas para crianças.

Acesse clicando aqui.

 

mundo atauara | a semente (2018)

a vida é tão boa (2015)

fazedor de montanhas (2008)

mundo atauara | amigo (2020)

pólen pólen (2015)

aids 30 anos: as respostas das ong's do mundo (2012)

cia. encontro em cena | espetáculo: depois daquela viagem (2019 - Prêmio Zé Renato).

cia. encontro em cena | espetáculo: depois daquela viagem (1ª montagem, 2011 - sesc consolação).

cd tarauata - água que voa (2015)